Pular para o conteúdo principal

Let's Get Lost - Chet Baker

      Chet Baker foi um dos maiores músicos de jazz da história. Cantor e trompetista fenomenal, menos virtuoso e muito mais cool que boa parte dos jazzístas da época. Ele transbordava sensibilidade e musicalidade em sua obra. E esse documentário maravilhoso faz jus a seu imenso talento. 


      Todo em preto e branco, com belíssimas imagens, o filme é mais poético que documental. Ele traça toda a turbulenta história de Chet de forma não linear, não se preocupando de início em contar a vida dele, mas em seduzir o espectador com sua música e seu charme. 
      Os depoimentos são intercalados por cenas de Chet cercado de mulheres e admiradores (entre eles um Flea garotão), e a bordo de um Cadillac conversível, além de muitas imagens dele jovem. As partes mais duras do histórico do jazzista são deixadas para o final: suas prisões, o vício em heroína, o incidente que o fez perder vários dentes e o abandono da ex-mulher e seus quatro filhos. 

      Mas o diretor não busca levantar a verdade ou esclarecer os fatos, tudo é deixado no ar, com um leve ar de incerteza, como a personalidade do próprio Chet Baker. Esse era um efeito que ele causava nas pessoas, além de encantá-las. E percebe-se isso, mesmo nas entrevistas das ex-esposas que mesclam mágoa com carinho e admiração. 
      Chet gravou mais de 250 discos, entre álbuns solo e participações. Era bonitão, charmoso, outsider e talentosíssimo! Inspirou filmes e tocou com meio mundo. Criou um diferencial na forma de cantar, meio sussurrado, que muitos dizem ter influenciado João Gilberto e sua Bossa Nova. Foi do céu ao inferno, sendo preso, agredido, ficando sem dinheiro, e tocando aqui e ali para sobreviver e custear seu vício.


      Esse documentário, dirigido por Bruce Weber é de 1988. Poucos meses depois do filme pronto, Chet Baker faleceu em Amsterdã, despencando da janela de um hotel...
       Segue um trecho em que ele canta "Almost Blue" durante o festival de Cannes. Esplêndido!
   

      Abaixo, a primeira parte do longa-metragem para quem se empolgou. Se alguém quiser baixar, me avise, que eu disponibilizo o link nos comentários.


Comentários

Milena Torres disse…
ei robson. tudo bem? eu tenho interesse em baixar o documentário completo. pode me fornecer o link?
Obrigada. Um abraço
Robson Souza disse…
O documentário está em duas partes. É só baixar e descompactar. A legenda está separada.
Seguem os três links:
Parte 1 http://www.megaupload.com/?d=575ICK12
Parte 2 http://www.megaupload.com/?d=KQRZBG6F
Legenda http://www.megaupload.com/?d=W1K0DTL4

Aproveite, o filme é ótimo!
Guilherme disse…
Robson será que vc poderia disponibilizar novamente o documentário, estou na ânsia de assistir esse filme a muito tempo e não tenho achado... fico grato !
Robson Souza disse…
Oi, Guilherme!
Como o Megaupload saiu do ar, procurei outro link:
http://www.filestube.com/8dFSb89bMpihkzOz3eTSpP/Let-s-Get-Lost-1988-avi-006.html
Está em 8 partes.
Se você preferir torrent:
http://thepiratebay.se/torrent/5413425/Let_s_Get_Lost_(1988)[Chet_Baker_docu].DVDRip.x264-BeLLBoY
A legenda você pode baixar aqui:
http://legendas.tv/info.php?d=3fd8d2e4126d48c922dcbdb29f1fa01e
Abraços
Anônimo disse…
Muito interessante. Vou assistir

Postagens mais visitadas deste blog

Stand By Me - Conta Comigo

      Esse filme tem um valor sentimental para mim. Na verdade, tanto o filme quanto a trilha sonora.        Foi a primeira vez que eu fui ao cinema sozinho. Adorei a experiência! Não só pelo filme, me apaixonei pela sala escura, pelo ritual do refrigerante, pipoca doce, trailers e esquecer do mundo lá fora por pelo menos uma hora e meia. Daí pra frente eu repetiria essa experiência em inúmeras tardes de sábado.      Muita gente já deve ter visto na TV, mas a história é bem simples: um grupo de amigos, formado por quatro garotos, fica sabendo do cadáver de um menino que foi achado na linha do trem, e resolvem fazer uma expedição até lá. Durante a aventura, os inseparáveis amigos se aproximam mais, cada um mostrando suas fraquezas e, nesse primeiro passo para o amadurecimento, percebem que sua amizade não durará mais que um verão.       Os garotos são ótimos! Todos continuaram atuando em séries de tv ou filmes menores, co...

Refresco

      Como falei numa outra postagem ( aqui ), tenho compulsão por discos, músicas. Minha não tão nova compulsão são os livros. Não resisto a uma promoção de R$ 9,90 sem comprar mais um!       Numa destas incursões aos livros promocionais, me deparei com este: Refresco. Confesso, c omprei esse mais pela capa do que pela sinopse.         O assunto é muito interessante: propaganda subliminar levada a extremos para o lançamento de um novo refrigerante.  A trama é bem envolvente, contada sob a ótica de 3 personagens. A cada capítulo muda-se o ponto de vista. A história é bem escrita e bem desenvolvida, mas achei o final muito abrupto.  O autor poderia finalizar melhor o livro, tudo fica muito a resolver.  Dá impressão que houve pressa ou falta de imaginação para se terminar bem a história.              Não vou contar o que acontece, mas algumas coisas ficam mal resolvidas. Senti que ao longo...