Pular para o conteúdo principal

Tenha uma alimentação saudável comendo comida de verdade

Quem almeja uma alimentação mais saudável deve buscar comer comida de verdade. É algo simples, porém que tem um impacto grande. Comida de verdade é aquela que não foi processada e, por isso, não perde seus nutrientes e não possui aditivos químicos em sua composição.




É bem fácil de identificar o que é comida de verdade e o que não é. Basicamente, elas são comidas naturais saudáveis, como legumes, verduras, frutas, carnes, peixes e alguns tipos de farinha. São os alimentos do jeito que são encontrados na natureza, chamados de in natura. Se for parar para pensar, é o que nossos avós e bisavós comiam em todas as refeições. Naquela época não existiam tantos produtos industrializados quanto hoje. Quando tiver interesse em procurar receitas de comidas saudáveis para emagrecer, pense no que eles comiam e isso vai ajudar muito na hora de saber o que é o melhor para você.

Por outro lado, biscoitos, massas, comidas enlatadas e congeladas, entre muitas outras, não são comidas de verdade. Este são os alimentos processados ou ultra-processados. Eles perdem nutrientes, vitaminas e minerais no processamento e recebem corantes, conservantes e outros aditivos químicos para ajudar na composição, sabor e durabilidade do alimento.
É claro que existe uma facilidade muito maior em comer comidas enlatadas, congeladas e macarrões instantâneos do que comer sempre comidas naturais saudáveis. Quem tem tempo nos dias de hoje de ter todas as suas refeições com comida de verdade? Seria necessário preparar tudo o que for comer ou sempre comer em restaurantes naturais. Difícil né?


Porém é necessário encontrar um meio termo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 13% da população está acima do peso. Houve, também, o crescimento de 55% nas buscas por “saudável” e “natural” no Google nos últimos 5 anos. Não é à toa que se vê tantos programas de televisão, artigos em revistas e inúmeros sites dedicados a informar sobre receitas de comidas saudáveis para emagrecer.

O conceito de comida de verdade não trata somente sobre se o alimento sofreu alguma intervenção ou não. Ele está intimamente ligado à produção sustentável, geralmente feita pelos pequenos produtores rurais, envolvendo a agricultura familiar. É dessa forma que são produzidas comidas naturais saudáveis. Para que seja comida de verdade é necessário que não haja exploração do meio ambiente ou dos trabalhadores. Tem que ser uma cadeia sustentável, social e ambientalmente, desde o cultivo, passando pelo consumo, e chegando no descarte correto.

Tenha mais comida de verdade na sua alimentação e seu corpo irá agradecer. O seu metabolismo funcionará melhor, por receber mais ingredientes; haverá a perda de gordura e, consequentemente a diminuição do risco de doenças cardiovasculares, ao consumir menos açúcar e gordura trans; e redução do risco de outras doenças, como o câncer, por diminuir o consumo de substâncias químicas, como os corantes, espessantes e conservantes.

Quando estiver procurando restaurantes, empresas de produção de marmitas ou pesquisando receitas de comidas saudáveis para emagrecer, coloque como um dos seus critérios de decisão a quantidade de comida de verdade. Isso vai te ajudar a ter uma alimentação saudável.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Let's Get Lost - Chet Baker

      Chet Baker foi um dos maiores músicos de jazz da história. Cantor e trompetista fenomenal, menos virtuoso e muito mais cool que boa parte dos jazzístas da época. Ele transbordava sensibilidade e musicalidade em sua obra. E esse documentário maravilhoso faz jus a seu imenso talento.        Todo em preto e branco, com belíssimas imagens, o filme é mais poético que documental. Ele traça toda a turbulenta história de Chet de forma não linear, não se preocupando de início em contar a vida dele, mas em seduzir o espectador com sua música e seu charme.        Os depoimentos são intercalados por cenas de Chet cercado de mulheres e admiradores (entre eles um Flea garotão), e a bordo de um Cadillac conversível, além de muitas imagens dele jovem. As partes mais duras do histórico do jazzista são deixadas para o final: suas prisões, o vício em heroína, o incidente que o fez perder vários dentes e o abandono da ex-mulher e seus quatro filhos.        Mas o diretor não busca levantar a verda

Jackson Pollock - A História (De Mentira)

      Jackson Pollock foi um pintor norte-americano expressionista abstrato. Inovador, ele não usava pincéis ou cavalete. Sua técnica consistia em gotejar ou espalhar a tinta sobre a tela com diversos instrumentos, estando ela no chão. Esta forma de pintura se chama action painting ou gestualismo.       As obras dele são densas, cheias de nuances. Nunca vi um quadro dele pessoalmente, mas em foto, o efeito das camadas de tinta é de uma textura rica, com profundidade. Adoro arte abstrata! Minha mãe é artista plástica e eu gostaria muito de ter herdado esse talento dela.       Abaixo, algumas telas de Pollock:         No excelente site sobre arte, mídias e tendências: updateordie.com , vi esta bela animação francesa de Léo Verrier. Uma homenagem em curta-metragem a esse grande artista, Jackson Pollock. Deslumbrante! Dripped from ChezEddy on Vimeo .

Mallu Magalhães - Pitanga

      Mallu Magalhães cresceu e amadureceu, e não apenas fisicamente como pode se perceber na foto. Sua música evoluiu bastante, com claras influências de seu namorado, Marcelo Camelo. E seu último disco, "Pitanga", é delicioso.       Depois de surgir aos 15 anos como um novíssimo talento da música, e toda super-exposição que veio a seguir, Mallu lançou dois bons discos homônimos. Mas ambos álbuns são baseados em seu estilo voz e violão, com poucas variações, principalmente no segundo, onde ensaia algumas mudanças.       Neste seu terceiro disco, "Pitanga", Mallu mostra todo seu potencial como cantora e compositora. Destaque para as deliciosas "Baby I'm Sure", "Velha e Louca" e "Sambinha Bom".       Seguem alguns clipes dessas músicas e um belo teaser do álbum "Pitanga" feito por Camelo, exaltando sua musa.