Quem vê um exemplar da revista Bizz hoje nas bancas, com suas edições especiais esparsas, dedicadas a um artista ou gênero musical, e não viveu os anos 80, não tem ideia da importância que ela teve na formação musical e cultura de muita gente boa por aí.
A primeira edição, de 1985, com Bruce Springsteen na capa, foi um estouro! Na onda do Rock In Rio, muita gente como eu queria conhecer mais sobre os artistas de fora e seus estilos musicais. E também como eu, muita gente se apaixonou pela revista e passou a devorá-la a cada nova edição.
Em tempos pré-internet, a Bizz era um portal de informações e referências musicais como nunca se viu antes no Brasil. Por meio dela, eu e muitos pudemos conhecer melhor artistas que apenas ouvíamos falar e tocavam pouco por aqui. A revista também foi importantíssima para afirmar os pioneiros do Rock Brasileiro como RPM, Legião Urbana, Paralamas, Titás, Ira!, Capital Inicial, etc; como também para divulgar novos talentos como Jota Quest, O Rappa e Charlie Brown Jr.
Além da música, a Bizz flertou com outras vertentes como o cinema. Principalmente nos anos 90, quando mudou seu nome para ShowBizz. Nesta época, mesmo sendo principalmente uma revista de comportamento, não deixou de dar espaço para bandas nacionais como Skank e Raimundos.
O documentário, dirigido por Almir Santos e Marcelo S. Costa, é montado sobre entrevistas com vários colunistas e editores da Bizz, além de alguns artistas. Muito nostálgico, o filme mostra várias matérias e capas antigas, e conta diversas histórias e opiniões sobre a a revista.
O vídeo tem 25 minutos de duração, e foi postado direto no Youtube, sendo facilmente acessado. É só clicar aí embaixo:
Comentários
Nunca ouvi falar nessa revista, mas parece ser muito interessante. Revista que fale sobre música e filmes com certeza vão me agradar. rsrs
Bjs
Gabi Lima
http://livrofilmeecia.blogspot.com.br
Era grande fonte de informação antes da internet. Bjs!
Muito bom que você ainda a conserve! Muito bom! Abraços