A Literatura nunca irá acabar! Simples assim. E quando eu digo Literatura, eu quero dizer no mais amplo sentido: ideias e imagens transmitidas individualmente por meio de palavras escritas ou faladas, ou outro meio que possa ser inventado, que sejam processadas na mente do leitor, criando um universo em sua imaginação.
Dito isso, vou um pouco mais além: não existe (ainda) forma de arte mais íntima e particular que a Literatura!
A arte em todas as formas, se realiza em dois processos. Existe o objeto artístico criado: música, escultura, pintura, coreografia, texto, filme, etc. E a percepção dessa obra acontece por meio da audição, visão, tato ou mais de um deles ao mesmo tempo. Essa interação: homem/obra de arte nos instiga, provoca, acalma, faz sonhar...
Mas a Literatura é mais complexa, pois em grande parte é preciso que se apreenda uma boa porção dela (leia) e que se absorva este texto e o transforme num filme mental, numa imagem e daí a obra se cristaliza em nosso cérebro.
O mais fantástico é que a experiência completa da leitura difere inteiramente de pessoa para pessoa. A imaginação de cada um cria um mundo completamente diverso, por mais que o texto seja extremamente descritivo. Nós interpretamos aquilo, criando algo próprio em tons e sensações.
Por mais que haja todo um movimento que afirme que a Literatura está no fim, e que as artes áudio-visuais irão substituí-la por completo. Não há evidências disso. Há em contrapartida um crescimento no número de leitores, principalmente jovens, com a ajuda de novas plataformas para a leitura, por meio dos livros digitais.
Desaperte os cintos, leia e aproveite a viagem!
Comentários