Meu primeiro contato com a obra de Haruki Murakami foi com o livro autobiográfico "Do Que Eu Falo Quando Falo De Corrida", que eu já comentei AQUI. E fiquei maravilhado com a narrativa envolvente, sua história de vida e visão das coisas.
"Após O Anoitecer" é seu último romance publicado no Brasil. Nele, vários personagens se cruzam em uma noite em Tókio. A trama é centrada em duas irmãs: Eri é uma modelo muito bonita e popular que resolveu dormir e não acordar mais. Mari é uma estudante tímida e reservada que resolve passar a noite pela cidade acompanhada de um livro. Numa lanchonete ela encontra um trompetista de jazz que conhece sua irmã, Takahashi. Depois, ela ajuda uma gerente de motel e ex-lutadora, Kaoru, a socorrer uma prostituta chinesa que foi espancada por um obcecado e misterioso executivo, Shirakawa.
A narrativa de Murakami é fantástica, bastante diferente. Ele escreve o romance como um roteiro de cinema, em terceira pessoa no presente, direcionando o "olhar" do leitor como se fosse uma câmera. Isso, auxiliado pela contagem do tempo real dos acontecimentos, dá a sensação de se assistir a um filme.
A trama tecida pelo autor passeia entre o real e o sonho. Seus personagens são densos, solitários e com segredos bem guardados. A noite, segundo ele, é cheia de mistérios, de pessoas buscando algo, de fatos inexplicáveis que acontecem à margem do mundo desperto. Perfeito!
Comentários