Esse é o meu mais novo livro de cabeceira. Arrebatador! É daqueles livros que você não tem muito como gostar mais ou menos. Ou se adora, ou detesta! Eu adorei por que ele é uma verdadeira lição de vida. Eu sei que esse é o mais batido dos clichês, mas se encaixa perfeitamente ao livro. E é o tipo de lição que me impacta agora.
O Haruki Murakami é um dos mais celebrados escritores do Japão, e elogiado no mundo inteiro. Seu romance "Norwegian Wood" (homônimo à música dos Beatles) vendeu mais de 20 milhões de cópias no mundo inteiro. Ele já publicou 15 livros, sendo 7 destes traduzidos para o português.
Além de romancista, Haruki também é tradutor, maratonista e triatleta. E é aí, nessa combinação inusitada que o livro se estende. Muito bem escrito e bastante envolvente, o autor passa quase 70% do tempo falando sobre correr, 20% sobre escrever e 10% sobre sua vida. O resultado é uma breve biografia introspectiva com o diário de corrida como destaque.
Traçando um paralelo muito feliz entre o correr e o escrever, Haruki expõe sua filosofia de vida: disciplinada, determinada, às vezes obsessiva, mas ao mesmo tempo contemplativa e realista. Não há como não admirar a força de vontade de um homem que decide ser triatleta depois dos 50 anos. Mais ainda, quando ele conta não só os acertos, mas também muitas de suas derrotas.
Mesmo para aqueles que não gostam de correr (ou especialmente para eles), o livro é pertinente e empolgante. Principalmente porque se pode encarar a corrida dele, como metáfora para qualquer objetivo que se queira alcançar na vida. Uma aula de concentração, força de vontade e superação!
Haruki Murakami
Comentários