De todas as lendas, a que sempre me fascinou mais foi a da Atlântida: a cidade ou continente perdido. Existem muitas histórias sobre a suposta civilização submersa: várias são bastante fantasiosas, chegando a mostrar a população atlante vivendo nos dias de hoje no fundo do mar. Não é o caso deste livro. Ele foca a descoberta das ruínas e reconta a possível história por trás do mito de forma bastante original e realista.
O canadense David Gibbins é um misto de Indiana Jones, Jacques Costeau e Dan Brown. Ele é um dos mais renomados arqueologistas marinhos do mundo. Como escritor, ele fez uso de toda sua experiência e conhecimento para escrever thrillers com ação, suspense, fatos históricos e lendas. E também foi muito bem sucedido nessa área. Seus cinco livros são bestsellers, tendo vendido no mundo inteiro quase dois milhões de cópias. No Brasil foram publicados quatro deles, sendo "Atlantis" o primeiro.
A trama aqui é muito boa, centrada no personagem Jack Howard (como nos outros livros), arqueólogo marinho como o autor. Ele descobre relíquias de um naufrágio no mar mediterrâneo, com pistas sobre a Atlântida. Ao mesmo tempo, também são descobertos indícios numa escavação no Egito. Logo, é formada uma única expedição com todos os envolvidos chefiada por Jack, e acabam sendo perseguidos por modernos piratas, liderados por um temido terrorista.
Ao longo da história percebe-se que a teoria sobre a Atlântida é bem original e consistente, partindo de pesquisas reais de David Gibbins. O único porém no livro é o excesso de informações. O autor, querendo ser bastante fiel a tudo, acaba detalhando demais equipamentos e processos de investigação, e muitas vezes quebra o ritmo da narrativa. Mas para quem gosta de livros como "O Código Da Vinci" é uma boa leitura!
David Gibbins
Comentários