Este excelente documentário traz novos pontos de vista e informações sobre uma das maiores polêmicas da atualidade: a descriminalização das drogas. Nunca fui muito de entrar neste debate, mas sempre fui contra a legalização do consumo. Mas, citando o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso já no início do filme: "Só quem é burro não muda de opinião diante de fatos novos." Ele é um dos fundadores da Comissão Latino-Americana Sobre Drogas e Democracia.
"Quebrando O Tabu" passa muito longe de ser um filme irresponsável fazendo apologia a qualquer droga, a começar pelos entrevistados: os dois ex-presidentes norte-americanos Bill Clinton e Jimmy Carter, o presidente do México Ernesto Zedillo, o presidente da Colômbia César Gaviria, a presidente da Suíça Ruth Dreifuss, o médico Dr. Drauzio Varella, o escritor Paulo Coelho e o ator Gael Garcia Bernal, entre outros. O apresentador e narrador é o já citado ex-presidente FHC, que também é membro da Comissão Global de Política de Drogas.
Na opinião dos entrevistados, toda a ação de repressão ao tráfico e uso de drogas nas últimas décadas, não foi eficaz. Em mais de 40 anos de combate severo às drogas, e bilhões de dólares gastos, não se conseguiu diminuir o aumento no consumo e venda de drogas no mundo. Por outro lado, o longa-metragem mostra o resultado de políticas de descriminalização em Portugal, na Suíça e na Holanda, onde o consumo de drogas leves é dos mais baixos da Europa.
A argumentação do filme é muito forte e realmente me fez refletir bastante a respeito. Como: "Se não conseguimos controlar o uso de drogas em uma prisão de segurança máxima, como podemos controlar o uso na sociedade livre?"
O objetivo do documentário é buscar soluções mais humanas e eficazes sobre a questão das drogas. E ele faz isso sem ser didático demais. Com animações em vários momentos e uma edição dinâmica, o diretor não deixa o filme cair apenas no discurso, e envolve o espectador.
Altamente indicado para qualquer um que queira opinar sobre o assunto, seja contra ou a favor da descriminalização das drogas. Segue o trailer:
Comentários