Todo mundo envelhece. Isto é fato. Mas quando vemos alguns ídolos chegando em idades emblemáticas como esta, nos faz pensar na nossa própria idade. E também em quanta água já passou por baixo da ponte.
Pensando nisso resolvi colocar aqui duas indicações de filmes sobre o Bob Dylan, que mostram, cada um à sua maneira, o quanto ele já remou até aqui.
O primeiro é o documentário "No Direction Home: Bob Dylan", de 2005, dirigido por Martin Scorcese. Longo, mas muito interessante, o filme mostra por meio de fotos, cenas de shows e entrevistas, o início da carreira de Bob, passando pelo seu estouro como folk idol, e encerra com toda a polêmica da sua transformação em rockstar. E em meio às cenas antigas, muitas entrevistas com Joan Baez, Allen Ginsberg, Mitch Miller, entre outros. Obrigatório e definitivo sobre o período!
Já o segundo filme é uma visão subjetiva da carreira do Sr. Dylan: "I'm Not There", dirigido por Todd Haynes, em 2007. Essa ficção tem o pé na realidade e recria toda a história dele de maneira bem particular, a começar por dividir a personalidade de Bob em seis personagens diferentes, brilhantemente interpretados por: Cate Blanchett, Christian Bale, Heath Ledger (num de seus últimos papéis), Richard Gere, Ben Wishaw e Marcus Carl Franklin. A trilha sonora é outro show à parte, com várias releituras das músicas de Dylan. Excelente!
Feliz aniversário Bob!!
Comentários