Esse livro/graphic novel é único, fantástico!
O Hervé Bourhis conta a história do Rock'n roll de 1915 a 2009 de maneira totalmente particular, misturando fatos, capas de discos, trechos de música, citações e muitas, mas muitas, ilustrações, formando um mosaico.
Além de se inserir como personagem, nos dando uma referência mais palpável de uma pessoa comum crescendo em meio ao Rock, ele também dá sua opinião crítica, mesmo que sutil. Promove algumas "batalhas", em meio à história, comparando discos de dois artistas como: David Bowie x Lou Reed, ou Radiohead x Grandaddy.
Outro ponto interessante, é que ele não se limita aos Estados Unidos e Inglaterra, e cita muitos artistas franceses (afinal, ele é francês!) e alguns brasileiros, como João Gilberto, Mutantes e Sepultura.
Para completar, no fim do livro tem uma lista com mais de 1.000 singles, de 1950 a 2009, divididos por ano, com o nome do artista e nome da música. Se alguém se habilitar, dá pra montar uma longa e deliciosa playlist!
Depois deste livro, o autor lançou outro igualmente maravilhoso, com o mesmo formato, chamado "O Pequeno Livro dos Beatles", que eu já postei (aqui).
Esse é o tipo de livro em que nunca se encerra a leitura!
Hervé Bourhis
Comentários