Para quem não conhece, Chuck Palahniuk é o autor do livro Clube da Luta, que foi adaptado para o cinema pelo diretor David Fincher.
Extremamente crítico, inteligente e perspicaz, Palahniuk sempre nos leva a uma viagem, no sentido metafórico e no literal. Sempre mesclando argumentos originalíssimos com altas doses de crítica social às instituições, às culturas (pop, de massa, erudita, etc) e ao american way of life.
Neste livro a narrativa é muito repetitiva, e demora a envolver o leitor, chegando a ser cansativa. Tudo para demonstrar a derrota da personagem principal, Mindy. Mas passada a metade do livro, o ritmo melhora, e a história se desenrola (quase) totalmente.
O enredo é o Diário de Coma do marido de Mindy, ou seja, o que aconteceu na vida de sua família enquanto ele está vegetativo, envolvendo artes plásticas, atentados e uma suspeita conspiração.
Não tem o impacto de Clube da Luta ou Sobrevivente, mas certamente vale a pena!
Me surpreendeu a carta no fim do livro, de uma leitora para o Palahniuk, supostamente enviando parte da história do livro, indicando que talvez fosse verídica!
Chuck Palahniuk
Comentários