Pular para o conteúdo principal

A Rede Social e David Fincher

       Gostei do filme! Não o achei maravilhoso como outros do mesmo diretor. Mas é muito bem feito! O David Fincher nos presenteou com alguns dos mais memoráveis filmes das história: Seven, Clube da Luta e O Curioso Caso de Benjamin Button. 
       Neste caso, como em Zodíaco, o filme é um tanto prolixo, talvez intencionalmente, e isso afasta um pouco o público que não está disposto a assimilar tanta informação em pouco tempo. Mas, como em todo filme dele as atuações são muito boas: Jesse Eisenberg principalmente, está irretocável, com seu Mark Zuckerberg introspectivo e introvertido, mal contendo seu imenso ego. Até o Justin Timberlake está muito bem como o talentoso oportunista Sean Parker, criador do falecido Napster.
       A trama é boa e o filme envolve, tão logo se acostume com a quantidade de diálogos e informações técnicas. E mostrou a todos que é possível  se contar até a história de uma rede social, desde que de forma pertinente.
       Destaco duas cenas do filme: na primeira é durante um dos processos, em que Mark mostra a todos que ele não se acha melhor que os outros. Ele tem certeza!


       A segunda cena é da disputa de remo em Henley. Fantástica! Mesclando o ambiente antigo, nos cenários e figurantes, com o moderno nos atletas e na maravilhosa trilha sonora eletrônica. Não tem muito a ver com o resto do filme, mas mostra que o David Fincher é um dos melhores diretores do mercado norte-americano. Vejam outra sequência sensacional em outra postagem que eu fiz aqui.




Comentários

Júlia Schneider disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Júlia Schneider disse…
Eu gostei do filme, mas não achei fantástico nem nada parecido.O livro é melhor, e até aqui nenhuma novidade, porém eu acho que o livro passa impressões diferentes dos personagens, não sei, mas é um filme de entreterimente legal, com muita informação, e diálogos rapidos, como no início do filme, quando o Mark conversa com a namorada.Desde ali tu já tem uma premissa do resto.
Alcy Filho disse…
Rapaz, eu achei fantástico por quatro motivos:
1º - O clima. É simplesmente cativantes. Veja a cena inicial em que Mark caminha até Harvard. Linda!
2º - Atuações sem exageros e que me convenceram.
3º - Roteiro muuuito bom. Convenhamos que a premissa não é lá muito interessante. Mas o desenrolar dos fatos é!.
4º - Não subestima o espectador. Quase te joga na cara: "não entendeu? pesquise!", meio prepotente, mas ousado.

Para mim, em qualidade, compara-se aos outros do David Fincher. Menos ao Clube da Luta, que perfeito.

Ah...! Legal sua crítica. Sem muitos floreios, só com o necessário. Boa de ler :)
Robson Souza disse…
Eu achei o filme bom! Não é dos melhores do David Fincher, nem foi o melhor dos que concorreram ao Oscar.
Como eu não li o livro, não tenho como dizer sobre a abordagem de cada personagem. Mas, como você falou, o livro é sempre melhor (salvo raríssimas excessões)!
Na minha opinião, o grande mérito do diretor foi trazer toda essa urgência por informação dos dias de hoje, e que faz o Facebook ser pertinente, para dentro do filme por meio desses diálogos rápidos.
Robson Souza disse…
Concordo contigo em todos os pontos!
Obrigado!
Gostei muito do seu blog!
Vou visitá-lo mais vezes.

Postagens mais visitadas deste blog

Let's Get Lost - Chet Baker

      Chet Baker foi um dos maiores músicos de jazz da história. Cantor e trompetista fenomenal, menos virtuoso e muito mais cool que boa parte dos jazzístas da época. Ele transbordava sensibilidade e musicalidade em sua obra. E esse documentário maravilhoso faz jus a seu imenso talento.        Todo em preto e branco, com belíssimas imagens, o filme é mais poético que documental. Ele traça toda a turbulenta história de Chet de forma não linear, não se preocupando de início em contar a vida dele, mas em seduzir o espectador com sua música e seu charme.        Os depoimentos são intercalados por cenas de Chet cercado de mulheres e admiradores (entre eles um Flea garotão), e a bordo de um Cadillac conversível, além de muitas imagens dele jovem. As partes mais duras do histórico do jazzista são deixadas para o final: suas prisões, o vício em heroína, o incidente que o fez perder vários dentes e o abandono da ex-mulher e seus quatro filhos.        Mas o diretor não busca levantar a verda

Jackson Pollock - A História (De Mentira)

      Jackson Pollock foi um pintor norte-americano expressionista abstrato. Inovador, ele não usava pincéis ou cavalete. Sua técnica consistia em gotejar ou espalhar a tinta sobre a tela com diversos instrumentos, estando ela no chão. Esta forma de pintura se chama action painting ou gestualismo.       As obras dele são densas, cheias de nuances. Nunca vi um quadro dele pessoalmente, mas em foto, o efeito das camadas de tinta é de uma textura rica, com profundidade. Adoro arte abstrata! Minha mãe é artista plástica e eu gostaria muito de ter herdado esse talento dela.       Abaixo, algumas telas de Pollock:         No excelente site sobre arte, mídias e tendências: updateordie.com , vi esta bela animação francesa de Léo Verrier. Uma homenagem em curta-metragem a esse grande artista, Jackson Pollock. Deslumbrante! Dripped from ChezEddy on Vimeo .

Mallu Magalhães - Pitanga

      Mallu Magalhães cresceu e amadureceu, e não apenas fisicamente como pode se perceber na foto. Sua música evoluiu bastante, com claras influências de seu namorado, Marcelo Camelo. E seu último disco, "Pitanga", é delicioso.       Depois de surgir aos 15 anos como um novíssimo talento da música, e toda super-exposição que veio a seguir, Mallu lançou dois bons discos homônimos. Mas ambos álbuns são baseados em seu estilo voz e violão, com poucas variações, principalmente no segundo, onde ensaia algumas mudanças.       Neste seu terceiro disco, "Pitanga", Mallu mostra todo seu potencial como cantora e compositora. Destaque para as deliciosas "Baby I'm Sure", "Velha e Louca" e "Sambinha Bom".       Seguem alguns clipes dessas músicas e um belo teaser do álbum "Pitanga" feito por Camelo, exaltando sua musa.